top of page
  • Foto do escritorAuro Capital

Qual o efeito dos juros altos no valor das ações na Bolsa?

Atualizado: 13 de jan. de 2023

O que as empresas, cujas ações são negociadas nas bolsas de valores, tem a ver com os juros?


O impacto dos juros altos da economia é grande no valor das ações na Bolsa, e depende de alguns fatores.

Se a empresa for endividada, tendo que pagar juros sobre sua dívida, quando os juros subirem sua despesa financeira aumentará e consequentemente seu lucro diminuirá.

Se ela tiver bastante credibilidade no mercado, sendo classificada como boa pagadora, sua despesa financeira subirá proporcionalmente ao aumento da taxa de juros.

Caso contrário, se seu balanço não inspira muita confiança, sua despesa financeira referente a novos empréstimos subirá mais que proporcionalmente ao aumento das taxas de juros.

E, no melhor caso, quando a empresa tem caixa líquido, ou seja, aquelas que são aplicadoras no mercado financeira, estas terão sua receita financeira aumentada, tendo benefício quando os juros aumentam.


Existe outro fator tão ou mais importante que o anterior. O método mais comum para avaliar uma empresa, e consequentemente, o valor de sua ação, é trazer para o presente os fluxos de caixa futuros gerados pelos seus negócios. Este cálculo indica, que se a taxa de juros aumentar, o desconto dos fluxos para o presente é maior, reduzindo este valor calculado da empresa e de suas ações.


Portanto, mesmo se os fluxos de caixa futuros permanecerem os mesmos, se as taxas de juros subirem, ainda assim o valor das ações será menor, pois hoje os fluxos de caixa futuros valerão menos que valiam com a taxa de juros mais baixa

Para entender isso, deve-se pensar que um investidor, quando tem possibilidade de investir com uma taxa de juros maior, precisa ter um fluxo futuro de retornos de uma empresa também maior para compensar os riscos de investir neste negócio.

Então, a subida das taxas de juros penaliza a percepção de valor da empresa endividada duplamente, pela sua maior despesa financeira e por seu fluxo de caixa descontado a uma taxa superior.

Além disso, um efeito econômico das taxas de juros altas é que elas forçam que os próximos projetos da empresa tenham um retorno elevado, assim ficam limitados a serem escolhidos apenas os projetos de alta rentabilidade.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Comments


bottom of page