Investir significa comprar hoje algo que se espera valha muito mais no futuro. Também pode ser vender hoje algo que se espera valha bem menos no futuro.
A questão é que mesmo que a tese de investimento esteja correta, os ativos não variam de preço de modo linear e contínuo, eles seguem certa aleatoriedade no dia a dia e só no médio ou longo prazo é que vemos claramente a direção maior e a concretização da tese.
Muitas vezes o gestor monta a posição conforme sua tese, porém os ativos caminham em direção oposta por um período, trazendo aflição e submetendo a tese a novos escrutínios.
Numa situação desta, muitos jogam a toalha, desmontam a posição e apuram o prejuízo, aguardando nova oportunidade, porém tendo a sensação de ter saído do problema.
O grande dilema é saber até quando insistir em sua tese de investimento, seja porque os preços andaram contra sua tese ou se mexeram muito pouco.
Aqui entram duas situações bem distintas:
1 - Rever constantemente sua tese de investimento, olhar vários parâmetros econômicos e financeiros para continuar validando ou não a tese. E no caso de continuar sendo válida, manter a posição, caso contrário, liquidar.
2 - Mas como fica o rendimento da carteira no último dia de cada mês?
Aqui temos o conflito entre o calendário e a tese.
Para muitas pessoas, as teses passam desapercebidas, importando mais o rendimento do mês.
E não podemos simplesmente criticá-las, pois elas têm certa razão.
Vários estudos mostram que nós, seres humanos, não suportamos bem as perdas, ainda que pequenas, porém contínuas.
Cabe ao bom investidor possuir o discernimento e compreender que mais importante do que o rendimento mensal, o que deve nortear seus investimentos são as teses que o fizeram montar sua carteira e ir validando ou não estas teses conforme os dados econômicos vão sendo divulgados e só abandoná-las se a realidade mostrar que a(s) tese(s) estava(m) errada(s).
Paciência e conhecimento são atributos necessários na vida do investidor.
A Auro Capital possui profissionais experientes e capazes a auxiliá-lo na tomada de decisões sobre investimentos, caso você não se sinta confortável em situações como a descrita acima.
Comments